Vantagens de se ter uma câmera compacta.

Hey, people!

IMG_0164

Como prometido eu vou falar mais sobre as câmeras compactas. Fotografia é um assunto muito comum aqui no blog, e ultimamente tenho postado muito minhas fotos (e tenho tido um feedback muito do positivo, obrigada, pessoal ♥), e a maioria tirada com a Clarice (a T3i). Mas eu só ganhei ela em dezembro, então até o fim do ano passado eu só usava compacta e o celular! E isso nunca me impediu de me divertir fotografando, claro que tinha suas (muitas) limitações, mas era o que eu tinha e o que teria que aproveitar.

E como eu sei que nem todo mundo tem condições de sair comprando câmeras profissionais por aí eu resolvi fazer esse post pra ajudar e incentivar vocês :)

Bom, vou citar aqui alguns motivos de se ter uma compacta:

1. Aprendizado:

Todo mundo pensa que ter uma profissional vai fazer mágica e é só clicar que você vai virar um Picasso da fotografia. Não é. Se for só pra clicar no automático e fim, a compacta terá as mesmas funções. As mesmas. A câmera vai fazer tudo e você leva o crédito. Tem muita gente por aí que tem uma profissional há meses e nunca tirou a câmera do automático!

Um dos pontos positivos da compacta é que ela te ensina a aproveitar a luz, ver âgulos que a câmera trabalha melhor, ajustes de branco (sombra, neve, luz do dia, nublado, luz transgênica…). E se você quiser ser um fotógrafo, o mínimo que você deve saber é isso, pra depois passar pros próximos passos de configurações e coisas do tipo.

A compacta te ensina a ver, ver através da lente. E pensar como uma lente, e não como um humano. É estranho, eu sei, mas o fotógrafo tem que aprender a ver não só com os próprios olhos, tem que enxergar além disso, e por dois.

A primeira coisa que a compacta me ensinou é que quanto mais luz melhor. E que se eu colocar a câmera no nublado, a foto vai ficar mais amarelinha, do jeito que eu adoro!

Então, fuce sua câmera! Olhe todas as opções do menu, e todas as funções, porque mesmo que não seja uma profissional tem como sim mudar algumas configurações!

2. Mobilidade:

Um dos pontos negativos da profissional é que ela é pesada. Não adianta falar que não é, porque é sim, é só que você acostumou com o peso dela! Esses dias eu fui usar a da minha irmã (era a minha e eu passei pra ela…) e estranhei! Porque tava muito levinha! hahaha.

Esses dias eu senti muita falta de uma compacta, pra levar na bolsa e tirar fotos do campus pra vocês. Porque, né, acho que ninguém aqui tem coragem de levar um equipamento tão caro no ônibus, e nem costas que aguentem! Então eu “roubei” a da minha irmã e estou levando ela por aí, nem percebo que tem algo a mais na minha bolsa!

E outra, as chances de roubo são muito menores, até porque ela fica bem escondidinha na sua bolsa e é só tirar da bolsa, fotografar rapidinho e depois guardar, fim, só vê quem observar!

E se você é do tipo que adora tirar fotos com os amigos do colégio/faculdade/estágio/trabalho, a compacta dá de 10 a 0 nas profissionais! Porque dá pra tirar de todo jeito, e qualquer um pode tirar uma foto pra você (pede pra alguém tirar foto com uma profissional pra você ver se consegue, só depois de meia hora de explicação!).

3. Facilidade:

Se você nunca teve contato com a fotografia, é melhor começar com uma compacta! Porque você vai começar a aprender mais coisas, vai ver se é isso que você quer mesmo, e vai dar tempo pra você decidir depois qual profissional é melhor pra você e suas necessidades!

No começo, é só clicar, depois você vai ver que a câmera te proporciona outras funções também, e bem mais simples de entender do que numa profissional!

Acreditam que eu já fiz light painting com uma compacta? Só não mostro aqui porque a foto sumiu :x

Pois é, da pra fazer quase tudo que você quiser com uma compacta! É só saber usá-la :)

E garanto que aprendendo primeiro com uma compacta você vai saber mais que alguém que começou direto com uma profissional! Porque você vai ter que aprender a usar muito mais seu equipamento e quando pegar uma profissional vai ver que é só aprofundar mais, diferente do resto, que vai pensar que o menu está em grego!! hahaha

4. Preço:

Uuuuuh. Esse é polêmico. hahahahaha.

Mas é galera, infelizmente moramos num país em que os impostos são tantos que que o produto fica mais de 50% do preço original no exterior.

Por exemplo, nos EUA a minha câmera custa em média de 500 dólares. Aqui custa em média de 2000/2500 (só o corpo/ com lente) reais. Acredita?

Já as compactas você consegue achar de R$300,00 até acima de R$1000,00 (estou incluindo lançamentos e as superzoom’s!). Uma baita diferença!

E depois você vai ver que vale a pena comprar uma profissional de modelo mais antigo e comprar junto outra lente com a diferença.

Ter uma compacta abre seus olhos para o mundo da fotografia, e isso inclui a parte financeira, você fica mais sábio quanto a isso, porque você vai fazer muitas pesquisas, diferente de um entusiastas (pessoas que compram todos os lançamentos sem saber direito o que o produto oferece).

5. Certeza se é o que você quer:

Muitos compram uma profissional só porque está na moda agora e passa dois meses e perde todo o entusiasmo. Esses são os famosos entusiastas, como falei ali em cima! haha.

Comprando uma compacta você vai ver se é fotografia mesmo que você quer pra sua vida! Vai ver se o assunto te interessa, se gastar rios de dinheiro em uma única lente te faz feliz, se ficar correndo nos eventos pra fotografar tudo é o que te diverte, se ficar horas e horas aprendendo e praticando vai ser a coisa mais interessante do mundo pra ti. Se olhar o tempo e ter que saber qual configuração usar vai ser tão entusiasmante quanto descobrir um novo país, ou se vai ser chato quanto aprender a história da colonização no fundamental.

Então a compacta te ajuda muito nisso!! Ela te ensina muita coisa e está contigo em todos os momentos :3 haha

DICAS:

♥ Use principalmente a luz do dia

♥ Aprenda a usar o flash durante o dia

♥ Use os programas de configuração que sua câmera te oferece

♥ Pesquise e estude muito!

♥ Conheça sua câmera!! Leia mesmo o manual, é lá que você conhece cada detalhe do seu equipamento

♥ Faça da câmera o seu terceiro olho, mesmo que ela seja a câmera do celular!

♥ Experimente, experimente, experimente, experimente. Tire foto de todo jeito, com todas as funções, em todo tipo de luz.

Ame e sinta orgulho do seu equipamento, só porque é uma compacta não significa que você fotografa pior que quem tem uma profissional.

Algumas das fotos que tirei com a compacta e que eu amo muito, e que acho boas:

DSC06329

7504479904_3f9178c1a1_b 7504535618_fb39a2170c_b 7504626294_3c45fb72fa_b 7504659826_648b77820f_b 8212982895_e1c0857424_b 8214090374_f98b4f3bef_b 8214097352_fa4b6ae733_b

A primeira que tirei com a compacta, quando ganhei! (Marie, saudades de você, bebê ♥)

Percebam que é possível sim fotografar com perspectiva diferente, focar e desfocar, ter uma ótima qualidade na foto. E só saber usar! :)

E olha, realmente sinto falta de ter uma pequenina pra carregar por aí, pra poder fotografar tudo a qualquer momento! Sem medo de ser feliz :) (ou roubada… hahaha).

A câmera que eu usava é uma Sony DSC-W570, cor violeta :)

Espero que eu tenha ajudado vocês com esse post, mesmo ele sendo grande… hahahaha.

Bisous e aproveitem suas câmeras, quero ver fotos!!!

 

 

Kamilla Oliveira

Anúncios

14 comentários sobre “Vantagens de se ter uma câmera compacta.

  1. Concordo com você!! Hoje ja troquei a minha compacta por uma maior e realmente é muito pessada para levar rsrsr apesar da qualidade e tals!! Mas usei por muitos anos uma compacta e as fotos ficam mesmo lindas, agora o que eu mais concordo é sobre ler o manual, realmente asim voce aproveira tudo!
    xx
    Tali

  2. Acho que tudo é o olhar e quem tem jeito pra fotografia faz arte com qualquer coisa.
    Eu mesma estou até sem compacta desde que a minha pifou e ando brincando com o tablet (!)
    Sinceramente eu me orgulho de algumas fotos (e olha que eu nem sou nada demais nisso)
    Beijos e adoro suas fotos :)

  3. kamila adorei seu post, hoje em dia todo mundo acha que precisa de uma dslr e não é bem assim, não é todo mundo que vai ter realmente saco para se aveturar no manual e errar muitas vezes até ter a foto como espera, ou carregar uma câmera pesada, investir em lentes, acessórios e sem falar do preço. muitas vezes a pessoa só quer fotografar e se divertir. eu quero muito ter uma dslr porque adoro fotografar e sinto necessidade de um equipamento melhor, mas minhas compactas da panasonic me proporcionam fotos incríveis por terem as lentes leica claras, tanto a bridge (que tem toda exposição manual) quando a compacta velhinha de guerra, tiro longas exposições, faço bokeh, macrografias bonitas, muita coisas com elas. compactas também são amor <3

    • Olha só! Suas fotos são mais um exemplo de que compactas fazem sim um ótimo trabalho!
      Infelizmente hoje as pessoas se prendem muito e vivem falando “ah, não tenho uma profissional, minhas fotos não vão ficar boas”. Dá pra fazer de tudo um pouco com as compactas sim! :3
      São muito amorzinho <333

  4. Seu post pode ser grande sim, mas foi super útil. Tipo, dicas de uma profissional! Rsrsrs
    As fotos que você tirou pela câmera compacta mostra que o fotógrafo é quem faz a foto boa! E eu amei muito!
    Beijooooos

  5. Compactas são muito amor, por favor!
    Tiro mais fotos com a profissional pela facilidade e qualidade das fotos, mas preço + facilidade de carregar + peso são incomparáveis as de uma compacta! A minha pequenininha, por exemplo, vive na bolsa pro que der e vier *-*
    E acho muito lindo quem tira fotos profissionais com compactas, tipo a menina da indicação anterior do flickr. Lindas!!! É mais difícil de ajustar a câmera corretamente, por isso acho ainda mais lindo. ♥

    Aliás, QUEM FOI QUE TIROU A FOTO DA JANELA HEIN, DONA KAMILLA???
    Rum.
    E a tua na UnB e com o passarinho são as mais lindas ♥

    • São sim ♥♥
      Somos duas, e mesmo assim, se tiver uma boa luz a compacta consegue fazer foto de alta qualidade! *-*
      Incomparáveis e incompatíveis, né? de 500 pra 2500, g pra kg……………………….
      Eu roubei a da Karen *-* Ela nem sabe, coitada kkkk
      Minha mãe perguntou pq ela não tirava foto com a câmera ao invés do celular (da minha mãe), aí ela respondeu que não sabia ode tava. Obviamente fiquei na minha e fingi que nem ouvi kkkkkk
      Foi você, claro ♥
      Esse passarinho era um amor *u* (se bem que ele tava dodói e não tinha outra opção a não ser ficar paradinho esperando sarar… auhsuahshu)
      ♥♥

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s