Diário de uma nova universitária #1 – Primeiras semanas, dicas e “trote”.

Hey, people!

Como eu prometi, e vi que muita gente gostou da ideia, estou começando o “Diário de uma nova universitária”! :3 Aaaah, estou animada com esse projeto!! Estou vendo que ele vai me fazer tirar mais fotos pro instagram e criar coragem de fotografar lá dentro! hahaha.

icc sul

 

(Esse é o ICC Sul, ou seja, só a parte sul de um dos prédios!! Esse é o maior prédio do campus e o principal também, de onde eu tirei a foto é o BSA, onde tenho a maioria das aulas, ao lado do BSA tem o prédio de biologia, atrás tem os prédios da Faculdade de Medicina, em frente ao ICC tem a Faculdade de Educação, Faculdade de Tecnologia, os prédios de Turismo e alguns que eu não sei. Atrás tem a Biblioteca e lááááá trás tem alguns outros prédios. Do outro lado tem os pavilhões. Pra você se situar melhor é só ver o mapa, caso queira, claro)

Ah, não sei se tem alguém curioso aqui pra saber, mas estou convencendo meu pai de ir me buscar um dia pra eu fazer um tour pela UnB e fotografar tudo pra vocês!! Aquele lugar é muito grande, e cheio de coisa linda e diferente!! Aprovam a ideia?? Então esperem que logo, logo terão muitas fotinhos do meu campus pra vocês!! *u*

 

Bem, voltando ao assunto principal, essas três semanas (já!!!) passaram voando, tipo assim, sinto como se tivesse piscado. Mas não, o tempo passou mesmo.

Minha primeira impressão é que as pessoas são bem “receptivas” (aspas porque todo mundo é novo lá e não tem como receber ninguém né… haha) e abertas à novas amizades. Até porque está todo mundo no mesmo barco e ninguém conhece ninguém, na verdade estão todos a procura de novos amigos. E mesmo que você seja a pessoa mais tímida do mundo (assim como eu), você vai se sentir livre pra falar com qualquer um, mesmo tendo algum receio ou sei lá. Ou se não virão falar contigo! hahaha.

É que na faculdade a gente encontra todo tipo de gente, mesmo, então aquela coisa de preconceito que se tem muito no colegial é a menor coisa que se tem, porque todos são muito diferentes lá. A começar pelas roupas, que até então todos se vestiam igual por causa do uniforme, e na faculdade você já pode ser você mesmo, sem medo de ser feliz ou diferente. E não importa o quão diferente ou fashionista você seja, você sempre vai encontrar alguém “pior” hahaha. Nos primeiros dias isso chega a ser assustador, porque você pensa “em que hospício eu fui parar?”, mas com poucos dias você acostuma, e até gosta. Eu gosto, adoro o diferente :)

Acreditam que tem 40.430 alunos estudando lá? Claro que inclui os de pós-graduação, noturno, mestrado, doutorado (e acredito que inclui os dos campus das outras cidades também)… Mas gente, ainda são mais de 40.000 pessoas! É uma cidade!!!

Outra impressão: muito conteúdo. Nesse semestre eu peguei só 4 matérias (sim, sou sortuda) e já estou enlouquecendo com tanta coisa pra ler e estudar!! Fico pensando em quem tem 6/7 matérias… Então não pense que só porque são menos matérias que no ensino médio que a coisa vai ser mais fácil. Pelo contrário, vai ser muito mais difícil, porque já é nível universitário, então é (bem) mais aprofundado mesmo, qualquer que seja o assunto a ser estudado.

Mas acho que com o tempo a gente acostuma a estudar mais, até porque tivemos que acostumar com o ensino médio, que era mais coisa que no fundamental inteiro! O homem sabe se adaptar, é sobrevivência! hahaha. E maturidade também :)

Ah, gente, estou muito feliz com o meu curso, sério. ♥ Tive sorte de todos os meus professores serem bons e legais (nossa, como se fossem muitos…). Quer dizer, tem um que não é tão legal assim, mas é porque ele é muito exigente, então dá aquele medo básico.

E estou surpresa, porque minha matéria – e aula – favorita está sendo Leitura e Produção Textual, a professora é uma linda super fofa, e a aula flui que eu nem percebo! Eu fico 1h40m sentada só ouvindo e participando e quando dá 11h40 eu fico “nossa, já???”, essa aula é incrível, bem, talvez seja por causa da professora, ou dos colegas de classe que deixam a aula mais divertida e interativa. Acreditam que rolou até Caetano Veloso com O Quereres? ♥ Me deixou surpresa isso porque no colégio a aula de produção textual era a mais chata! Eu dormia em todas as aulas! hahahaha. E também tenho vergonha dos meus textos, mas a professora nos deixou super a vontade pra escrever, então fluiu bem, e eu até pude falar sobre fotografia no meu texto!! ♥♥

O único problema que estava enfrentando era como ir pra UnB, porque é longe então eu tinha que pegar dois ônibus pra ir – como a maioria dos estudantes, já que Brasília é uma vergonha quanto a transporte público e são poucas cidades que têm ônibus direto pra UnB, e são poucas linhas também – (me sentia o cara do “Cidadão”, eram quatro condução,
duas prá ir, duas prá voltar), só que estava chegando todo dia atrasada! Até que uma colega minha me disse que tinha um que ia direto pra UnB de manhã e chegava lá 7h40. Agora vou no total conforto de um ônibus “de viagem” e chego na hora, sem ter que correr pra chegar na sala ♥

O “TROTE”:

Sei que a maior curiosidade de vocês é essa!!! hahahahaha.

Bem, eu não tive um trote de verdade. Vou contar como foi: Eles nos convidaram pra ir pro CA de Letras numa quarta ao meio dia, ia quem quisesse e ia ser super tranquilo, porque os veteranos estavam com preguiça de dar trote! (Tem dois anos que não tem trote de Letras na UnB! Esse ano que voltou! haha)

Daí eu fui com um colega meu, lá eles explicaram como ia ser: a gente se apresentava, depois eles iam pintar quem deixasse e depois a gente ia pedir dinheiro em algum lugar. Fim.

Daí rolou a apresentação e tal (foi engraçado… haha), só que quando foram nos pintar começou a chover forte! Daí eu fui correndo pra parada pra ir pra casa, pra não pegar muita chuva depois. Resultado: não peguei o trote! hahahaha.

O pessoal que quis ficar foi pintado e depois quando a chuva passou eles foram pedir dinheiro em algum lugar :) (eu acho, né… só tenho certeza que eles foram pintados)

Mas eu não sei como é a das outras matérias, nem a das outras universidades, então procure saber sobre o seu! E não pergunte pros veteranos porque eles costumam mentir quanto a isso… rsrs.

 

DICAS PROS FUTUROS UNIVERSITÁRIOS:

♥ Não acreditem em tudo que os veteranos te falarem! Sério, eles adoram te enganar! hahaha. Mas quando o assunto é professores eles são bem sinceros e te indicam os melhores :))

Não vá de roupa nova nos primeiros dias, ou até ter o seu trote! Sei que tem muitas meninas (e meninos também -adoro caras estilosos ♥) que querem ir arrasando nos primeiros dias de aula, pra dar aquela primeira impressão, mas caso o seu trote seja surpresa, a única coisa que vai acontecer é que os veteranos vão arrasar tua roupa linda e nova. Então se você não quer perder sua blusa linda-nova-diva-e-cara, vá com uma C&A mesmo, ou uma “velha” que você tem! ;D

♥Leve uma blusa reserva até ter o seu trote. Se você é do tipo que tem nojo de sujeira, ou volta de transporte público, é bom ter uma blusa reserva na bolsa, pra trocar na hora de ir pra casa depois do trote. Se você não liga pra isso é só ignorar essa dica! haha

♥ Tenha sempre uma garrafinha! Você vai andar muito, porque mesmo que sua faculdade seja pequena, ela vai ser grande! E as aulas demoram muito, e é muito conteúdo, então se você sair o tempo todo pra beber água pode ser que você perca algo importante.

♥ Se você tem mania de caderno organizado, leve papel pra rascunho e passe tudo a limpo depois, porque os professorem falam muita coisa em pouco tempo, então acaba que o caderno vira uma bagunça de anotações! E o bom de fazer no rascunho é que depois você pode escrever colorido o que é mais importante, anotar em post-it’s as anotações mais relevantes e você acaba estudando e revisando a matéria! Pra mim por exemplo, funciona muito bem, porque tenho memória fotográfica, então acabo lembrando do que escrevi, do post-it, da frase colorida…

♥ Tenha sempre moedas ou dinheiro trocado pra xérox. Os professores passam muitas apostilas, exercícios e cópias pra ler, então é bom sempre ter um dinheirinho extra pra tirar logo a xérox.

♥ Estude logo que chegar em casa. Como já disse muito aqui, os professores passam muita matéria, então pra não acumular depois é bom sempre estudar. Mais que no colegial! Eu estou sofrendo muito com isso, porque eu nunca estudei! Sem brincadeira, eu sempre fui do tipo que pegava só na sala e era feliz pra sempre (a não ser em química e filosofia…), então pra mim está sendo bem difícil manter uma rotina de estudos.

♥ Faça seu cadastro da biblioteca logo no primeiro dia, ou no dia da matrícula. Os professores costumam passar muitos livros, ou muita referência.

♥ Se o professor (principalmente se ele for rígido ou muito exigente) passar um livro pra ler com características específicas (editora, edição…), corra pra biblioteca da sua faculdade e pegue, porque provavelmente ele vai ser caro, e outras pessoas irão correr pra pegar também!

♥ Seja aberto a todo tipo de coisa. Como disse anteriormente, na faculdade tem de todo tipo de coisa e gente, então o preconceito não vai ser bem vindo! E aquela pessoa com a cara mais carrancuda pode ser a mais divertida que você vai conhecer durante todo o período acadêmico!

♥ Faça muitos amigos, sonhe cada vez mais alto, realize sonhos e seja muito feliz!! :)

 

 

Algumas fotos que postei no instagram (me segue lá!) durante essa semana (e que tem a ver com o tema, claro):

instagram1. Primeiro texto pra ler (pensei que fosse o livro, já que têm o mesmo nome. Lerda nada, né? haha) | 2. Meu pai me deu um iPad de surpresa (♥), porque é muito livro e apostila pra ler!!! | 3. Um dia away que cheguei no horário, mas só porque só tinha a segunda aula! haha | 4. Estava indo pra UnB e ~tcharam~ um balão da Claro. O primeiro, já que agora o centro de Brasília está cheio de balões por causa do aniversário da capital mais linda do mundo ♥♥♥♥ | 5. Bom dia, tio! o/ Tenho dó do tio Juscelino, ele fica ali o dia inteirinho com a mãozinha levantada cumprimentando todos que passam… hahahahahahaha. Parei. É só mais um dos muitos monumentos que ficam no caminho pra UnB | 5. Só mais um dia comum, com a vista que agora é comum pra mim na ida pra faculdade :)

 

Ai, gente, minha felicidade é tanta que não cabe aqui, nem em mim, nem no quarto… Agora tenho que concordar com a Jú, nada no mundo paga essa vista que temos no caminho pra UnB, é lindo gente! Toda essa arquitetura maravilhosa, assim do ladinho, passando devagar. ♥ Faz o dia começar mais lindo!

É isso, pessoal, espero que tenham gostado do post, mesmo ele sendo gigante e pra lá de pessoal! hahaha.

E você, que já é universitário, conta pra mim sua experiência de quando era calourinho? *u*

Bem, caso tenham mais dicas pra eu colocar aqui, ou mais dúvidas é só me falar!!!

E prometo que vou tentar tirar as fotos e postar aqui como o próximo “Diário de uma nova universitária”, ok? :3

Bisous!

 

Kamilla Oliveira

 

14 comentários sobre “Diário de uma nova universitária #1 – Primeiras semanas, dicas e “trote”.

  1. Comecei a cursar Jornalismo esse semestre e tô achando tudo muito diferente também, a única diferença é que eu faço no IESB. E ah, parabéns por ter passado na UnB! :D Adorei o post e o blog, já tô seguindo! Beijosss

  2. Pensei que vc não ia postar mais. Temo que meu comentário vá ser tão grande quanto seu post! KKK
    Antes que mais nada, estou morta de vontade que minhas aulas se iniciem! Minha faculdade é a Federal daqui e faz parte da Cidade Universitária (aí vc deduz o quanto é grande nér?). É tão grande, tão grande, que vc tem que andar de ônibus dentro dela ou de carro se vc não tiver que estudar nos primeiros prédios. Eu vou estudar um pouco distante, perto do prédio dos hippies ( onde a galera se suicida. :x) e é meio longe. Então vou pegar um ônibus que vai demorar eternidades pra chegaar, pq vou me mudar, e ainda pegar um circular da própria Universidade. Tenho a opção de pegar ônibus/metrô/ônibus/Ônibus e ainda chegar mais cedo. Acreditas?
    Bem, com respeito aos trotes, eis o meu maior medo. Estou tentando contar com a tua sorte e conseguir escapar. Eu sei que vai ter e definitivamente não confio em nenhum veterano. RSrsrsrs
    Com respeito a Biblioteca e livros não posso dizer nada, já que vou fazer BIBLIOTECONOMIA! hahahahahahaha
    Ah, você escreve tão bem e tem tanto receio! God!
    E por fim, a única coisa totalmente diferente do que vc escreveu é que eu não quero fazer amizades na facul. Claro que vai ter os trabalhos em grupos e pá, mas vou tentar ser reclusa ao máximo, mesmo levando a fama de “antipática”. Por que? Acho melhor. Decidi isso.
    Ufa! Escrevi muito, nér? Dei até spoiler do meu Diário de uma Universitária caloura… KKkk
    Mas é isso. Amei ler cada detalhe dos seus primeiros dias, e quero mais!
    bjs

    • Hahahaha. Antes tarde do que nunca!
      Você querendo aulas e eu querendo férias já! uahuahsaushahsu.
      OMG!! Na UnB também tem um circular, porque eles são maus e colocam uma aula de um lado e o próximo horário do outro lado. Mas não chega a ser uma ~cidade universitária~. Mas confesso que tenho vontade de conhecer/estudar em uma :) hihi.
      Que tenso :x é muito ônibus!!
      Os veteranos (do próprio curso, geralmente) são bem sacanas! Aqui mesmo alguns têm mania de mandar os calouros pro Centro Olímpico, que é láááááááááááá longe (é meio fora da universidade uashahsu), dizendo que o trote vai ser lá. Quem é desinformado se ferra! kkkkkk.
      É, você ja ~tem~ que ter o cadastro! hahahahahaha.
      Obrigada, mesmo, mas terei que discordar :x não gosto dos meus textos asasuahsuahs.

      Poxa… Mas é meio inevitável ficar muito reclusa, porque sempre alguém vai puxar assunto contigo! aushaushauh.
      Mas eu concordo um pouco contigo, eu sou meio desconfiada com o povo de lá, acho que não vou conseguir confiar em alguém… Não por enquanto.
      Mas, olha, é como dizem “o futuro pertence a Deus”, então vai que mudam tua cabeça no meio do caminho! hahahahaha. Ou não, se você for muito decidida auhsaushauh.

      Spoiler não, prévia.
      HAHAHAHAHAHAHA.

      Ok, ok, terá mais *-*
      E agora eu quero que suas aulas comecem logo pra eu ler o seu!!!! Fiquei curiosa, oras!
      Beijo!!

      • HAHAHA, Você iria amar a cidade universitária, é de fato uma Cidade. Sempre foi mau sonho desde pequena estudar lá, desde quando minha irmã estudava.
        Eu já conheço grande parte de minha turma e os veteranos. Conheci no dia da matrícula. Eles são bem legais e puxam muita conversa, ou seja, são bem animados, mas mesmo assim estou decidida a ser reclusa. tenho meus motivos válidos pra isso. RSrsrsrs.
        Eu tô com tanta vontade de fazer meu diário de caloura que dá vontade de inventar uma primeira semana só pra postar. HAHA
        beijoooos

      • Provavelmente iria *-*
        Que lindo! Eu ~ainda~ (acredita?) não conheço muito meus veteranos, pq no dia da matrícula não tinha ninguém e eu não vou muito no meu CA…
        Poxa… Mas é sua escolha, você sabe o que faz e tem seus motivos uashauhsashu.
        hahahahahahaha. Isso que é ansiedade! ahaushaushu

  3. AMEI o seu post, sério. Eu ainda estou no segundo ano, mas muito, muito ansiosa pra ser universitária! Finalmente abandonei o medo de não saber qual curso cursar e não ser nada na vida. hahaha Esse semana vou conhecer a PUC da minha cidade numa espécie de feira das profissões. Você já teve esse tipo de experiência? Ajuda em alguma coisa? Temo que não vá me ajudar muito. ;-; Fez algum tipo de teste vocacional?
    Acho que dá pra perceber que eu ainda estou um pouco nervosa, mas bem menos do que antes. ): Mais uma vez, gostei muito do seu post, e adoro o jeito como você escreve. Muito sucesso pra você, viu?
    Beijocas.

    • Ai, posso te garantir que essa ansiedade aumenta!! Haha. Mas isso é bom, porque te incentiva a tentar mais e mais. :)))
      Teve sim, só que foi no colegio mesmo. Nem sei se tem PUC aqui em Brasília ausaushaushauhsuashauh. Mas enfim, algumas faculdades foram e o colegio chamou alguns profissionais de diversas áreas, pra dar palestras e mostrar opções. E sim, me ajudou muito. Mas nao na escolha em si, mas pra tirar muitas duvidas e me mostrar coisas que eu nao sabia, abrir os solhos sabe?? Realmente me ajudou!!
      Teve sim o teste, mas eu nao fiz porque tinha que ir pra casa :/
      E se for um psicólogo que for aplicar na PUC que voçe vai, provavelmente vai te ajudar! *-*
      Já tem idéia do que quer fazer? Ou da área a seguir?? :3

      Muito, muito obrigada <3333
      O mesmo pra ti!! E espero que você se acalme mais e faça uma boa escolha <3
      E fique calma, que oscilar na escolha, ou começar alguma coisa e depois mudar é totalmente normal, afinal essa é a idade de se encontrar mesmo (((:
      Beijos!! Depois me conta como foi lá, ok? Serio, vou adorar saber :3

  4. Oi, flor! Voltei! Vim contar hoje como foi minha ida lá na PUC.
    Foi hoje de manhã, saimos todos juntos do meu colégio e ao chegarmos lá fomos pra tipo de um salão de atos, onde estavam todos os alunos de todos os colégios. Uma professora de história da universidade falou um pouco sobre a vida dela, escolha profissional e a PUC e daí ela começou a chamar os cursos pra que cada grupo fosse visitar o prédio e assistir uma palestra do curso que queria.
    Junto com o curso que eu escolhi, que era Jornalismo, tinha Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Cinema. Lá os professores se apresentaram, falaram bem por cima sobre cada curso e depois nos dividiram de novo, aí sim ficaram só os que estavam interessados em Jornalismo.
    Ele falou bastante coisa sobre o curso, falou prós e contras; adorei que eles tem várias atividades práticas como uma matéria de TV, rádio, jornal, inclusive recebemos o jornal feito pelos alunos do primeiro semestre.
    Depois visitamos o prédio em si (que se chama FAMECOS), vimos os estúdio de tv, rádio e jornal e foi incrível. No de jornal tinha 20 macbooks D: fiquei de boca aberta, sério. Os alunos que estavam por lá eram bem diferentes, super alternativos. Eu lembrava de você o tempo todo pensando em como deve ser o trote deles.
    Todos os professores foram super atenciosos, o professor que nos deu a palestra era super legal, devia ter uns 30 anos e pouco e conversou super abertamente com a gente. Enfim, tudo isso pra dizer que me apaixonei perdidamente pelo curso e é isso que eu quero pra mim, acredito que quando se ama o que se faz, não tem porque as coisas não darem certo.
    Adorei a estrutura lá, é tudo muito bem feito e bem cuidado. Uma pena que minha mãe quer que eu faça na federal, que não tem nem 1/3 do que a PUC oferece. :/ Na verdade eu queria numa outra faculdade que tem aqui, a ESPM, não sei se tem aí, que só tem cursos na área da comunicação, então tudo que tem lá é top de linha, mas é mensalidade gira em torno de 3 mil reais, é completamente fora da minha realidade, mas a PUC não é tanto. Acho que a federal tem seus pontos positivos e negativos, num curso que precisa de mais estrutura como medicina eles saem perdendo feio, tirando fatos como greves, etc.

    Ah, saindo um pouco – na verdade, muito – do assunto, como você coloca o símbolo do seu blog do lado do nome dele, lá aonde aparece a divisão das abas? Queria muito colocar o meu, mas não faço a mínima ideia de como se faz. Help me!

    Beijocas. <333

    • Aaaaaaaaaain, que lindo!!! Que bom que voltou pra contar, estava curiosa Ü
      Tomara que você mantenha essa sua decisão “geral” e mudei o “Blog Picture / Icon” :D
      Pra ficar transparentinho o fundo eu usei uma foto em PNG!!
      Espero ter ajudado!! Beeeijos!

  5. também não tive trote, nem na faculdade de história (ufrj) e nem na filosofia (uerj), e mesmo assim a entrada era de graça na choppada, mas eu não fui, porque não gosto de chopadas, sou mais ficar com meu chopp no meu cantinho anti-social hahahaha.

    beijos, adorei o post

    • Que sorte! hahaha. Em dois cursos, de universidades diferentes e não passou por trote! :D
      hahahaha. Eu também não gosto… Fico no meu cantinho também, mas com refri :D haha
      Beijos!

Deixe um comentário

